Concha protetora

Concha protetora

Assim como o bico intermediário de silicone, a Concha Protetora do Mamilo também tem suas controvérsias e melhor é não usá-la.

As conchas foram projetadas para proteger os mamilos doloridos contra a fricção antes e após a amamentação, dando tempo ao tecido sensível para cicatrizar. Porém, ainda que tenham orifícios de ventilação, se observa grande umidade na aréola e mamilo durante seu uso que, juntamente com o leite que é coletado espontaneamente em seu interior, são ótimos meios de cultura para microrganismos indesejáveis. Sem falar na compressão e edema, podendo gerar graves problemas!

Se o caso é espaçar o mamilo da roupa evitando o atrito, use a rosquinha!

Se o caso é não molhar a roupa no intervalo entre as mamadas, use a mesma rosquinha ou um absorvente de seio próprio para este fim!

Se você ainda pensa que conchas podem ser usadas para protruir um mamilo curto ou invertido, esqueça! Essa orientação é totalmente equivocada de acordo com as normas e condutas para o manejo clínico da lactação: a protusão do mamilo não é cumulativa por isso, ações para everter um mamilo curto ou invertido durante a gestação são totalmente dispensáveis.